quinta-feira, novembro 05, 2009

Os penduras

Detesto gente pendura. Penduras de boleias, penduras de cigarros, penduras de jantares ou almoços, penduras de trabalho... Penduras!
Tenho aqui uma colega, uma senhora já dos seus 50 anos, que cada vez que me vê mexer num dos meus 1.050 ficheiros de Excell me diz: "Ai, Kikas... a menina tem aí umas coisas tão giras... esses quadros são o máximo! Não me quer ensinar?"
Pois aqui a parvinha vá de ensinar à senhora as coisas básicas do Excell: somas, subtracções, multiplicações e divisões, agrupamento de células, limites e formatações automáticas, definição de áreas de impressão, configuração de páginas e outras coisitas básicas....
A senhora lá aprende, ao fim de lhe repetir 5 vezes a mesma coisa, 5 dias seguidos mas sempre a desabafar "Ai meu Deus, isto é tããããããooo difícil, querida..."
Pois é difícil é, já a tinha avisado que sim e que o que lhe estava a ensinar eram apenas os peanuts do Excell.
Ora a senhora "herdou" uma listinha de inventário de bens um bocadinho pró grandota e queria apenas fazer um quadro com aquilo... lá lhe voltei a explicar como é que deveria seleccionar as células para formatar o quadro e como formatar a página para que coubesse toda a informação que ela queria. A senhora lá esteve umas quantas horas a bufar e a queixar-se o quão difícil era o Excell e aqui a Kikas a explicar que aquilo era falta de prática e que, com paciência, aprenderia. Que praticasse, pois assim é que se aprende!
Pois que hoje, a senhora já não estava pelos ajustes e já dizia "Estou farta disto, não me entendo... como é que disse que se fazia?" e eu, que já lhe tinha repetido ontem 3 vezes como era, respondi-lhe friamente "Tem de começar a apontar ou arranjar um manual de Excell porque assim nem você faz as coisas e aprende, nem eu trabalho."
Não gostou da resposta mas calou-se. Assim que aparece outra pessoa, volta o queixume e essa alma vá de lhe agarrar no ficheiro e desfazer tudo o que eu já tinha feito em conjunto com a outra!!! E ainda lhe disse: "Vá, mande-me lá isso por e-mail que eu faço-lhe!" E a outra toda contentinha, envia-lhe os ficheiros!!!!
F.........d@-se!!! Então mas anda aqui uma gaja a perder o seu tempo de trabalho a ensinar outra que queria TANTO aprender Excell para no fim, afinal, o que queria era que EU lhos fizesse!
É que era só mesmo o que me faltava!
Sou secretária do MEU patrão, não sou dela nem do patrão dela!
Ensino o que sei e não cobro nada por isso mas fazer o trabalho dos outros porque os outros não querem ter trabalho, desculpem lá mas não!
Isso é que era bom!
Um das Caldas é o que lhes dou!
Penduras......

2 comentários:

Ju disse...

Xiça, que a Kikas Maria quando se chateia vai tudo pelo ar...
Sabes que mais? A senhora que aprenda Excell, não percas o teu tempo.
B.Ju

Maria Manuela disse...

Tu dá-lhe é dois das caldas, mulher.

:)