sábado, setembro 08, 2007

PORTUGAL!!!!!

No rescaldo do empate com a Polónia (o Ricardo que vá virar frangos para o Intermarché... bolas!) e da vitória da França, por equipas, e do Princípe do Dubai, individual, no Campeonato Europeu de Resistência Equestre/Open de Portugal, que decorreu hoje em 160 km de lezíria ribatejana, e da desqualificação da portuguesa Ana Barradas, aspirante a lugar no pódio, porque o seu cavalo ultrapassou as 64 batidas cardíacas/minuto, pergunto: ONDE ESTÁ O ORGULHO EM SER PORTUGUÊS???

Porque tanto nos directos que a TVI foi fazendo ao longo do dia sobre o Campeonato Europeu e a transmissão da RTP do jogo Portugal-Polónia que, fora no momento de entoar o hino antes do jogo começar, que não oiço os portugueses a apoiarem as suas selecções (sim, porque a Selecção Portuguesa de Resistência Equestre também existe, a par de outras tantas desconhecidas e que muito mérito têm!).

Revolta-me este silêncio daqueles que se dizem Portugueses mas só o são para criticar! Quando é para apoiar, para incentivar os nossos desportistas a vencer, para assistir ao hastear da bandeira ao mais alto dos 3 mastros possíveis (ouro, prata e bronze), onde estão os Portugueses?? Sim, onde é que vocês estão???

O desporto é feito por todos! Pelos desportistas que competem (não interessa agora se ganham milhões ou cêntimos) e pelo público que os acompanha e que os deveriam incentivar! Não se esqueçam que eles representam uma nação e se a nação não faz força para que demonstrem de que raça somos feitos, sabem qual é a imagem que fica lá fora? Isso mesmo, somos tão fraquinhos...

Deixem-se de lamúrias!
Tenham orgulho no vosso país!
Tenham orgulho nos vossos desportistas, mesmo quando eles não ganham medalhas!
Porque para ganhar são precisos muitos 20ºs, 15ºs, 10ºs, 5ºs, 4ºs... Se não os incentivarem a fazerem melhor não se queixem! Os desportistas gostam de ver os seus esforços reconhecidos! Só assim têm mais vontade de fazer mais e melhor!!!

Será que só somos Portugueses quando ganhamos??? O resto da vida somos o quê? Invísiveis!!! Os coitadinhos abandonados e mal-tratados pela Europa, num pedacito de terra aqui à ponta da Península Ibérica... oh, meu Deus! Estávamos tão bem se fossemos espanhóis... malditos os que nos "roubaram" à Espanha em 1 de Dezembro de 1640...

Cambada de gente triste, é o que sois!

Bem, é melhor calar-me porque com a fúria que tenho em vez de escrever 1 post, escrevo 1 livro!


4 comentários:

Miguel F. Carvalho disse...

o problema é que o orgulho português só se vê quando ganhamos qualquer coisa no desporto...

agora se for um português a ganhar um prémio por investigação na área da medicina, química, biologia (ou o que seja) passa completamente ao lado de todos os Portugueses...

e são esses prémios que fazem Portugal crescer... não são os golos do Ronaldo!!

Daniela disse...

kikas... bem!!
Isso é que foi... gostei!
Lamentavelmente apenas apoiamos o orgulho português, porque este até é criado através de campanhas de marketing!
Lemram-se das bandeiras nas janelas? Foi muito bonito e tal... mas não foi tudo vriação dos media??

Kikas disse...

Mesmo em relação ao desporto, há desportistas k merecem muito mais atenção do que os otários dos jogadores da bola, burros que nem calhaus com olhos, que para dizerem 1 frase k se aproveite têm de andar 1 semana a decorar o texto!!!

Só para citar alguns:
- Selecção Portuguesa de Paralímpicos (não importa a modalidade, só o facto de competirem é para eles 1 vitória)
- Selecção Portuguesa de Equitação de Trabalho - Campeões do Mundo e Bi-campeões Europeus
- Selecção Portuguesa de Horseball - Campeões da Europa

(claro que tinha de puxar a brasa à minha sardinha ;-) Este blog é meu e falo do que gosto :-))

E por aí fora... são tantos que a minha cultura geral não aguenta tanta informação e tanta falta de orgulho em ser português... só para o futebol, claro!

Kikas disse...

Só para acrescentar:

não é que não goste de futebol; não vibro, é verdade, mas a selecção é a selecção.

O que me revolta é o facto de os portugueses só se sentirem orgulhosos de serem quem são QUANDO a Selecção Nacional ganha. Quando perde, já não valemos nada...

Eu até tenho 1 mania: nunca oiço o hino no início dos jogos :-) É uma supertição minha, pronto!

Mas quando oiço o hino tocar por 1 lugar nosso no pódio... até choro!