sexta-feira, agosto 31, 2007

GPL - Um amigo a duplicar; não polui o ambiente e ajuda-me a poupar ;-)

Muito se fala do aquecimento global, de energias alternativas não poluentes, do preço dos combustíveis, do preço dos carros, enfim... fala-se muito e faz-se pouco. Á boa maneira tuga.

Desde há quase 20 anos (se não me falha a fonte de informação) que existe em Portugal uma alternativa a tudo isto. Chama-se GPL ou "Gás Petrolífero Liquefeito". Este combustível também é um derivado do petróleo, como o próprio "petrolífero" indica. No entanto, o processo de produção é diferente. Ou seja, não se produz, basicamente. Este gás é obtido aquando da refinação do petróleo em gasolina ou gasóleo e aproveita os "restos" dessa refinação, por assim dizer.

Como não sou expert na matéria, deixo-vos aqui uns sites para obterem mais informação:
http://www.empilhatecnica.pt/
http://www.anic-gpl.pt/

Aqui encontram bastante informação e esclarecimentos, para aqueles mais cépticos e adversos a novidades.

Só para vos dar 1 ideia da poupança que se obtém com o GPL, deixo-vos a minha experiência pessoal: adquiri há pouco tempo um Renault Clio 1.2 16 V já equipado com GPL. Só o kit e a instalação custaram ao anterior dono 1.500€. Tem garantia de 5 anos! Cada vez que vou atestá-lo pago.... 24€ (mais coisa menos coisa, depende a quanto está o litro). Cada depósito dá para 550 kms!!! É mais económico que um carro a gasóleo!

Em Portugal já se vendem veículos com o GPL de origem. Mas qualquer carro a gasolina pode ser adaptável a GPL. Os mitos de que rouba força ao carro e que não se podem estacionar em parques subterrâneos ou, até mesmo, que explodem são isso mesmo: MITOS!

Se comprar ou importar um veículo já adpatado a GPL, o Estado desconta 40% do IA! 40%!!!! Além de que, um veículo a GPL dura muitos e muitos anos! Mais do que um diesel! Pode dar-se as voltas que se quiser ao motor que ele fica na mesma! Aliás, revisões também são para esquecer! Mais depressa se mudam os pneus do gasto :-)))

Por isso meus amigos, reciclar, poupar energia e isso é muito bonito. Mas o mais bonito de tudo é reduzir as emissões de CO2 para a atmosfera! Como usando GPL como combustível semi-alternativo (pois, porque ele deriva do petróleo, ok, mas se começarmos já a apostar forte nisto, o petróleo dura muito mais tempo;-)))

2 comentários:

Miguel F. Carvalho disse...

e já existem muitos postos de abastecimento preparados para isso?

Kikas disse...

Aqui na zona de LX já existem muitos. Onde costumo abastecer é na Repsol do Estádio da Luz mas tenho tb no Estoril e em Mem Martins (ficam todas no caminho para o trabalho ou para a faculdade) e na margem sul tb há bastantes. Todas as estações de serviço de auto-estrada da Galp têm, num sentido ou noutro e como 1 depósito regular (45 lts) dá para 550 kms... há GPL até se querer!

Se acabar, o sistema passa automaticamente para gasolina, até à próxima bomba, lol!